-
Arquitetos: Kamiya Architects
- Área: 364 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Takumi Ota
Descrição enviada pela equipe de projeto. Redefinindo o estilo Prairie. A casa Hayama Kachi é uma residência estilo Prairie construída em 1928 perto da área suburbana de Tóquio e foi originalmente projetada por Arata Endo, um dos discípulos de Frank Lloyd Wright. Com o passar do tempo, essa propriedade cultural do Japão começou a envelhecer mais rapidamente e precisou ser reformada para preservar seu valor histórico.
Os arquitetos Kamiya reconhecem a importância da preservação da arquitetura e aproveitam a oportunidade para redefinir o valor histórico do estilo Prairie. A pedido do cliente, este volume histórico irá transformar-se num hotel residencial. Nosso escopo do projeto é criar um design contemporâneo, respeitando o patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que aproveitamos para repensar e redefinir o valor arquitetônico histórico e integrá-lo à vida moderna.
A casa Hayama Kachi está registrada como uma das propriedades culturais do Japão, a preservação de seu valor histórico é o aspecto importante do processo de renovação. Por causa das condições regulamentares, o quarto no subsolo é uma das poucas áreas que podem ser redesenhadas de forma mais completa. Como a cultura do SPA é muito particular na rotina diária tradicional japonesa e muito viva nos dias modernos, decidimos aproveitar a oportunidade para transformar este espaço em um átrio com área de SPA.
Considerando o valor histórico da casa Hayama Kachi, o projeto assume a abordagem de preservar o elemento fundamental da arquitetura, incluindo a viga estrutural e a abertura existente. Pretendíamos estabelecer a conexão entre a arquitetura contemporânea e o elemento histórico e proporcionar uma experiência atemporal e lúdica aos visitantes do espaço. Vigas estruturais históricas são transformadas em recursos de espaços verticais, interiores pré-existentes são preservados e expostos como o forro deste ambiente.
A casa Hayama Kachi está localizada em um terreno cercado por natureza abundante, por isso, decidimos abrir um terraço ao ar livre em direção à bela paisagem. A pedido do cliente, o alpendre exterior deve servir também de local de convivência e continuação da zona interior da habitação. Enquanto olhamos para a arquitetura histórica, duas colunas de blocos de pedra se destacam como o elemento principal para a área do terraço, a assimetria e o layout de blocos de pedra aleatórios ressoam com a natureza rochosa e também é um dos elementos de projeto característicos do estilo Prairie.
Da perspectiva do arquiteto, não queremos apenas reproduzir a estética da composição. Como a coluna de pedra pode se tornar a barreira entre as conversas e interações, nossa estratégia é aproveitar a vantagem do padrão de layout irregular do estilo para formar a geometria dos assentos. Não só adicionamos a ludicidade e a comunicabilidade ao espaço, mas o desenho também pode harmonizar-se com a casa histórica. O uso de um bloco de madeira bem trabalhado dá ao projeto uma sensação de aconchego e natureza, e a lareira pode manter a temperatura externa no nível adequado e fornecer a possibilidade de uma conversa longa, apesar da mudança sazonal.
Como estamos estudando as características do estilo Prairie, notamos que esse estilo de arquitetura utiliza o hexágono e a geometria do triângulo no design espacial e nos padrões com bastante frequência. Enquanto estamos projetando novos móveis para esta arquitetura histórica, respeitamos o valor arquitetônico central prevendo a interação de novos móveis com estilo de vida moderno. Além disso, a mesa hexagonal e as cadeiras triangulares também têm flexibilidade para se adaptar a diferentes tipos de condições e combinações, o que tornou o novo design de móveis muito versátil.